EDUCAÇÃO INCLUSIVA - QUEM VAI FICAR COM OS PÊSSEGOS

06/03/2015 15:43

 

LIVRO: QUEM VAI FICAR COM OS PÊSSEGOS

 

 

Atividades propostas para alunos com deficiência Intelectual de acordo com o ritmo de aprendizagem Como o objetivo é ajuda-los , as atividades propostas serão feitas em parcerias ou grupos, pois além da interação, as crianças poderão socializar estratégias próprias de aprendizagem.

PORTUGUÊS

Ø  Bingo das frutas partindo da palavra pêssego

Ø  Caça palavras com o nome dos animais personagens do livro

Ø  Formação de frases com as características propostas pelos animais para quem ficaria com o pêssego: alta, grande, pesado, esperto, saltitante e inquieta.

MATEMÁTICA

Além das atividades propostas no caderno de educação inclusiva:

Ø  Trazer pêssegos e outras frutas para serem pesadas em sala de aula, onde em grupos os alunos possam levantar previamente hipóteses sobre os resultados a serem confirmados com a atividade prática.

Ø  Trabalhar a altura real dos animais (personagens do livro) e montar um gráfico de altura desses animais. (Usar pesquisa no laboratório de informática)

CIÊNCIAS

Ø  Trabalhar sobre a importância das frutas na alimentação e fazer uma salada de frutas.

FORMAÇÃO HUMANA

Ø  Propor a brincadeira: Eu no lugar do outro

 

Vendar os olhos de alguns alunos e pedir que através do tato descubram o nome da fruta usadas para salada de fruta. Nesta atividade propor que os alunos descrevam suas sensações sobre algum colega que não tenha visão.

Pedir que alguns alunos façam mímicas dos nomes dos animais personagens dos livros e que depois descrevam a sensação da surdez.

 

DRAMATIZAÇÃO COLETIVA EM GRUPO

 Propor aos alunos a dramatização da história, sorteando um personagem para cada grupo e fazendo com que os demais membros do grupo colaborem caracterizando o colega escolhido e ajudando-o no papel a representar. O sorteio será para que percebam que todos são importantes dentro da história, assim como na vida e também para que percebam que cada um tem características próprias e qualidades, mas podemos todos colaborar uns com os outros.

PROF ADRIANA EDNA 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

“....pessoas diferentes aprendem de modos diferentes e só aprenderão se tiverem as condições necessárias para participar do processo de aprendizagem.”