TRABALHANDO COM MEDIDAS

16/03/2015 13:16

O TAMANHO DAS COISAS E A MEDIDA  DA GENTE

Relato de experiência da professora Adriana Edna  – 3º ano do Ensino Fundamental

 Nesta atividade trabalhei medidas de comprimento com o principal objetivo de realizar medições utilizando unidades de medidas não padronizadas e diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos sobre alguns instrumentos de medidas convencionais (régua, fita métrica, entre outros). Iniciei a atividade com a leitura para deleite do livro O Tamanho da gente de Murilo Cisalpino. Com essa leitura pude despertar o interesse dos alunos para o tema questionando-os sobre o tamanho das coisas e das pessoas e pude ainda aproveitar a história para trabalhar formação humana, uma vez que o livro fala que “as pessoas crescem por dentro e por fora”. Após a leitura e exploração do livro, os alunos fizeram uma comparação de seu tamanho atual (altura) com exploração de fotos existentes na escola de sua vivência durante os anos que estão na escola.

                        

       

Depois dessa observação das fotografias, propus aos alunos o seguinte questionamento:

Como sabemos que estamos crescendo ou que nossa altura está aumentando?

Todas as coisas crescem?

Como medir o tamanho das coisas e das pessoas?

Os alunos foram unânimes em afirmar que só as pessoas e “também os animais” e as plantas crescem. Para medir o tamanho das coisas  e de tudo que cresce sugeriram  a régua, a fita métrica e o métro. Propus então que fizessemos algumas medidas sem utilizar esses instrumentos. Se haveria alguma outra forma de medir sem utilizar uma medida padrão (com números). Passei então a trabalhar com medidas não convencionais como o palmo,  a braça... Aproveitei para apresentar-lhes o vídeo: história do comprimento. Solicitei que calculassem quantos passos seriam necessários para ir da lousa até o fundo da sala. Orientei-os  para que, nesse primeiro momento, realizem uma estimativa sem medir diretamente a sala. Deram uma resposta aproximada e anotaram numa folha de papel para confronto das hipóteses.  Pedi que para que medissem a sala de aula, as mesas, caderno... utilizando o “corpo”. Quando propus que medissem a altura dos  colegas, mais uma vez propuseram utilizar o metro, então sugeri que utilizassemos o barbante e depois comparassemos o tamanho utilizando o metro. Feitas as medidas fizemos um gráfico de alturas por tamanho sem a medida convencional.

 

 

 

Depois, utilizando o papel quadriculado propus aos alunos que colorissem de 100 quadrinhos divididos de 10 em 10 em duas cores diferentes deixando sempre um quadrinho a mais sem colorir para depois colassem essas partes formando assim uma espécie de fita métrica. Com essa proposta o aluno pôde perceber as unidades menores que o metro: o centímetro e também o milímetro. Questionei qual seria a medida dessa fita quadriculada que construíram e comprovei que alguns dos alunos já concluíam de que era um metro.

     

      

 

Utilizamos essa fita e comparamos com a altura em medidas  não convencionais de cada aluno. Aproveitando encarte do livro didático fizemos então a fita métrica convencional  e  cada aluno comparou a medida da fita de quadriculado com a fita métrica convencional. Então fizeram outras medidas utilizando-se da fita métrica convencional: mediram a sala, a carteira, a altura, o caderno estabelecendo assim um paralelo entre a medida padrão e as medidas não convencionais, levando-os a compreender a importância da unidade de medida padronizada.

 

       

Os alunos utilizaram também a régua para fazer outras medidas, percebendo a utilidade dela para medida de objetos menores e que esse instrumento de medida é parte menor  do metro.

  

            

 A partir dessas atividades propus uma problematização  que levassem os alunos a reconhecer o centímetro como unidade padronizada de medida de comprimento e a resolverem problemas que envolvessem determinadas medidas, usando o centímetro e o metro. Exemplo: Quantos pedaços de papel quadriculado precisamos para formar um metro? Quantos centímetros mediam cada 10 quadrinhos do papel quadriculado? Quantos centímetros formam 1 metro? E ainda quantas réguas de 10 cm preciso para formar um metro? ... Propus ainda uma problematização   relacionada ao gráfico da altura dos alunos. Maior e menor aluno, diferença de centímetros entre alguns alunos…A atividade proposta envolveu todos os alunos e a grande maioria se apropriou do conteúdo medidas de comprimento do eixo sistema de medidas. De forma lúdica e participativa todos se interagiram e puderam refletir, analisar e compreender o tema. Para finalizar a atividade os alunos fizeram relatório dessa experiência demonstrando o que aprenderam.